Introdução
O Evangelho Segundo Marcos é o segundo livro do Novo Testamento. Sendo o evangelho mais curto da Bíblia cristã, com apenas 16 capítulos, ele conta a história de Jesus de Nazaré.
É considerado pelos eruditos um dos três evangelhos sinópticos, juntamente com os Evangelhos Segundo São Mateus e Segundo São Lucas, pois são Evangelhos escritos sob uma mesma ótica, a de contar a história de Jesus Cristo.
Autor e Data
Segundo a Tradição, o Evangelho de São Marcos foi o primeiro evangelho escrito e seu autor é Marcos, primo de Barnabé, auxiliar de São Pedro em Roma, cujos relatos serviram de base para a composição desse evangelho. Sua narrativa rápida retrata Jesus como um homem de ação heroica. Em razão dos fatos narrados esse Evangelho foi escrito por volta do ano 70 d.C.
Destinatários Imediatos
É de opinião quase unânime o fato de que esse evangelho foi escrito para os cristãos residentes na cidade de Roma. O estilo prático, direto e heroico com que as passagens são narradas, as explicações acerca de costumes judeus, para familiarizar os leitores, a ausência de uma relação direta entre Jesus e o povo de Israel no início do livro, levam a essa conclusão.
De acordo com Irineu de Lyon no século II, este evangelho foi escrito por João Marcos, companheiro de Pedro em Roma e em “momento algum errou ao escrever as coisas conforme recordava. Sua preocupação era apenas uma: não omitir nada do que havia ouvido, nem falsificar o que transmitia.“
Os estudiosos modernos do Novo Testamento acreditam que este evangelho foi escrito na Síria por um cristão desconhecido, em torno de 70 d.C., utilizando várias fontes, incluindo uma narrativa da paixão (provavelmente escrito), uma coleção de milagres e histórias de Jesus (oral ou escrita), tradições apocalípticas (provavelmente escrito), além de controvérsias e ditos didáticos (alguns possivelmente escritos).
Estrutura
O Evangelho Segundo São Marcos tem uma estrutura bem simples, sendo o menor de todos os Evangelhos, com apenas 16 capítulos.
São Marcos inicia o seu Evangelho com uma introdução ou preparação, apresentando o seu trabalho como o “evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus”, indo direto ao ponto central (Mc 1,1-13). Em seguida, São Marcos nos mostra o ministério de Jesus na Galileia (Mc 1,14-45. 2-7,23), aqui é preciso entender que a Galileia, onde ficam o Mar da Galileia, Nazaré, Caná, Cafarnaum etc., é uma região de fora da Judeia, portanto, bem ao norte de Jerusalém. Em um terceiro momento, São Marcos nos fala de viagens de Jesus para fora a Galileia (Mc 7,24-37. 8-10). E ao final ele nos apresenta Jesus em Jerusalém para a sua paixão, morte e ressurreição (Mc 11-16).
Introdução ou preparação ……………………………. 1,1-13;
Ministério de Jesus na Galileia ……………………… 1,14-45. 2-7,23;
Viagens de Jesus fora da Galileia …………………. 7,24-37. 8-10;
Jesus em Jerusalém ……………………………………. Mc 11-16.
Elemento Central
Um tema importante de Marcos é o Segredo Messiânico. Jesus pede silêncio sobre sua identidade messiânica algumas vezes após fazer alguns milagres, além de esconder sua mensagem com parábolas. Os discípulos também não conseguem entender as implicações dos milagres de Cristo. É como se estivessem o tempo todo pensando: “Quem é esse homem”. Por isso, na morte de Jesus na cruz, um centurião romano, desvenda o segredo: “Esse homem verdadeiramente era o filho de Deus” (Mc 15,39). Essa é a mensagem final e querida por São Marcos, apresentar Jesus como o Filho de Deus.